Início » NOTÍCIAS » Debate na UFBA reconhece mídia como aliada da cidadania LGBT

Debate na UFBA reconhece mídia como aliada da cidadania LGBT

SSA 18/09/2014 – O nome da mesa era “A mídia como produtora de sofrimentos e homofobias”. Entretanto, o debate, realizado na manhã da quinta-feira 18, no auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA, caminhou para conclusão oposta.

Curta o Guia Gay Salvador no Facebook

O evento, que faz parte da III Semana da Diversidade, teve como palestrantes o antrópologo e fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) Luiz Mott, o sócio-proprietário da Guiya Editora (que edita o Guia Gay Salvador), mestre e ativista Welton Trindade e a professora da Facom Malu Fontes. A mediação foi feita pelo professor da UFBA Maurício Tavares.
CARTAZ FACOM-page-001
Trindade apresentou sua dissertação de mestrado que encontrou influência muito positiva dos personagens LGBT de telenovelas na maior aceitação dos direitos LGBT. A pesquisas foi feita com 260 telespectadores de novelas em 2010. “Dos respondentes que disseram que os pais devem aceitar o filho homossexual, 27% disseram que a TV os influenciou a ter essa posição”, explicou, dentre vários outros dados apresentados.

Malu Fontes, que atualmente realiza pesquisa sobre notícias de crimes contra LGBT, colocou a necessidade de tipificar os crimes homofóbicos até como forma de pressionar a aprovação de penalidade contra os crimes de ódio. Mott explicou que há basicamente três tipos de homofobia, a individual, a cultural – que tem traços inclusive religiosos -, e a institucional, tais como a existente na polícia.

A plateia, que quase lotou o auditório, ampliou o debate. Kim Niederauer, do 4º semestre de Publicidade da Unifacs, se apresentou como lésbica masculinizada e reclamou que a mídia também precisa mostrar LGBT estereotipados, tais como ela. Estudante do 6º semestre de Jornalismo da UFBA, Leandro Stoffels, que já realizou estudo sobre a presença de pessoas trans na mídia, reclamou por mais personagens negros e transexuais na televisão. A III Semana tem patrocínio da Prefeitura de Salvador e do Governo da Bahia por meio da Bahiatursa.

Anúncios

1 Comentário

  1. Devan disse:

    Sim eu tenho 24anos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: