Início » NOTÍCIAS »  UM CAFÉ, UM SEGREDO E UM BORRADO: Atividades artísticas promovem discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia  

 UM CAFÉ, UM SEGREDO E UM BORRADO: Atividades artísticas promovem discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia  

Borrado_Andréa_Magnoni

UM CAFÉ, UM SEGREDO E UM BORRADO

Atividades artísticas promovem discussão sobre identidade e gênero no mês em que se comemora o Dia Internacional de Combate à Homofobia. ( foto divulgação).

Salvador, Bahia, sexta-feira, 8 de maio de 2015 – Da assessoria

No intuito de promover discussões em torno do universo LGBTTT, os artistas Luiz Antônio Sena Jr. e Anderson Danttas, realizam uma série de atividades artísticas no projeto “Um café, um segredo e um borrado”, durante o mês de maio, quando celebra-se o Dia Internacional de Combate à Homofobia (17/05).  De acordo com dados estatísticos recentes, 44% dos casos letais de homofobia foram registrados no Brasil no último ano; o Nordeste é a região que mais mata; e, a Bahia é o quarto estado em número de casos, ao lado do Rio de Janeiro, estando na capital a maior quantidade de registros.

Nesse contexto, os dois artistas que integram A Outra Companhia de Teatro realizarão em 04 praças de Salvador (Piedade, Campo Grande, Cruzeiro de São Francisco e Porto da Barra), a intervenção urbana CAFÉ [um gole ou um brinde], onde convidarão pessoas para tomar um café. Neste ato, dialogarão sobre seus afetos, suas escolhas, até revelarem-se gays e darem a seu interlocutor duas opções: tilintar as xícaras num brinde a diversidade ou tomar seu gole solitário.

Ainda, nesta ação de interação com o espaço urbano, somando-se às intervenções, acontecerá a exposição De quando conheci você (?), do fotógrafo potiguar Paulo Fuga, que caracteriza-se pelo silêncio, fluidez e itinerância, ao expor imagens de pessoas e casais LGBTTT em sua intimidade atravessadas por recortes da capital baiana em porta-retratos dispostos em bancos, calçadas, paredes e árvores. A proposta é convocar o público a revisitar o espaço/corpo do outro através da fotografia, numa tentativa de assumir a rua como casa para refletir sobre o lugar sócio-político-urbano em que estão inseridos.

Também, apresentarão o espetáculo BORRADO [de como o tempo te revela], em 06 sessões, no esquema Pague Quanto Quiser (ao final o espectador paga o valor que pode e acredita ser condizente a obra que assistiu), em locais alternativos da capital baiana: Residência Universitária (R1 / UFBA) – Vitória, Casa d’A Outra – Politeama, e, Casa Preta – Dois de Julho. Em cena, os dois atores, através de relatos biográficos e realidades ficcionadas, expõem seu processo de descoberta/aceitação gay, construindo uma trama pautada no teatro documentário, onde o público participa ativamente da encenação, sendo coadjuvante da ação.

Por fim, acontecerá, ainda na Casa d’A Outra, a oficina gratuita SEGREDO [sobre como dizer, sem pedir], voltada para atores e não-artistas, maiores de 16 anos, interessados em participar de uma vivência que pretende expor as estratégias de criação do espetáculo, convocando os participantes a revisitarem sua história para entenderem-se como personagem de um contexto, e assim estabelecer outro ambiente de discussão sobre gênero e sexualidades.

“Mais do que falar sobre o gay, queremos dizer: todos somos iguais para além das identidades sexuais! Temos fome, sede e sono, como todos. Ficamos doentes, sangramos e moremos, como todos.Consumimos, pagamos impostos e votamos, como todos. Precisamos ser reconhecidos e assistidos pelos direitos que cabem aos cidadãos brasileiros, como todos!”, justifica Luiz Antônio Sena Jr., idealizador do projeto que acontecerá entre os dias 16 de maio e 05 de junho. “A ideia é convocar as pessoas a refletir sem os superlativos que vitimizam/agridem os homossexuais”, completa Anderson Danttas.

O projeto “Um café, um segredo e um borrado” é uma realização d’A Outra Companhia de Teatro e foi contemplado pelo edital Arte em Toda Parte – Ano II, lançado pela Fundação Gregório de Mattos, órgão da Prefeitura de Salvador.

 

SERVIÇO:

Intervenção Urbana: CAFÉ [um gole ou um brinde]

Exposição Fotográfica: De quando conheci você (?)

Onde: Cruzeiro de São Francisco – Pelourinho, Praça da Piedade – Centro, Largo do Porto – Barra, Praça Dois de Julho – Campo Grande – respectivamente

Quando: 19 (a partir de 19h), 23 (a partir de 13h), 24 (a partir de 16h) e 31 (a partir de 16h) de maio de 2015 – respectivamente

Quanto: gratuito

Espetáculo: BORRADO [de como o tempo te revela]

Onde: Residência Universitária – R1 / UFBA (Av. Sete de Setembro, 2982 – Vitória), Casa Preta (Rua Areal de Cima, 40 – Dois de Julho), Casa d’A Outra (Rua Politeama de Cima, 114, Ed. Centro Comercial Politeama, 1º andar – Politeama)

Quando: 29 de maio e 05 de junho (Casa d’A Outra – às 20h), 17 e 31 de maio (Casa Preta – às 19h), 30 de maio e 06 de junho (Residência Universitária – às 20h)

Quanto: Pague Quanto Quiser (ao final da apresentação o expectador paga, se quiser, o valor correspondente a obra que assistiu) – ingressos distribuídos 01h antes

Oficina Artística: SEGREDO [sobre dizer, sem pedir]

Onde: Casa d’A Outra (Rua Politeama de Cima, 114, Ed. Centro Comercial Politeama, 1º andar – Politeama)

Quando: de 20 a 28 de maio, quartas e quintas, das 19h às 22h

Quanto: gratuito, om inscrições através do e-mail aoutra@gmail.com

Mais informações: Luiz Antônio Sena Jr. – 71 9252-5491 / luizantoniosenajr@gmail.com

Roquildes Junior – 71 9222-6521 / rjuniorator@gmail.com

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: