Início » NOTÍCIAS » Ativismo do GGB marca Dia do Orgulho Gay.

Ativismo do GGB marca Dia do Orgulho Gay.

28 Cris barra

Salvador, Bahia, 28 de junho de 2016. Do GGB. O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), professor Marcelo Cerqueira, cumpriu agenda intensa de atividades para marcar na cidade Dia Mundial do Orgulho LGBT, celebrado no 28 de Junho. Logo pela manhã escreveu artigo com exclusividade para o jornal Correio da Bahia em alusão às conquistas e avanços do movimento LGBT, considerando passados trinta e seis anos de fundação da entidade que na opinião de Caetano Veloso “Orgulho da Bahia” e do presidente ” Um patrimônio imaterial dos LGBT da Bahia e do Brasil”  disse informando ainda que garantir a sobrevivência da entidade deve ser  considerado como preservação da memória LGBT da Bahia.

O foço da ação de hoje com as mídias foi a criminalização da homofobia como um crime de ódio, Projeto de Lei que tramita na Câmara dos Deputados sem indicativo de ser levado a votação e aprovado pelos deputados. Cerqueira acredita que essa aprovação é importante para a vida dos LGBTs e considera que não é fazer propaganda da orientação homossexual, mas os deputados devem considerar que se trata de algo que vai promover e garantir os direitos coletivos de difusos da população em geral. Os dados estatísticos dos crimes LGBTfobicos foram utilizados como iniciativa de sensibilizar a opinião pública e os parlamentares para aprovação da Lei no cenário nacional. Na Bahia, de janeiro até junho foram mortos 19 LGBT em situações que consideramos de evidente conotação homofóbica.

Assim, torna-se necessária apuração e celeridade nos processos judiciais, desde a investigação, apresentação do processo ao Ministério Público e distribuição ao Judiciário para aplicação da Justiça. A delegacia investigando, juntando as provas, o Ministério Público distribuindo e Poder Judiciário atuando com celeridade. O delegado, o promotor e o juiz precisam trabalhar juntos e entenderem que crimes de ódio devem ter prerrogativas para que sejam julgados com celeridade, inclusive para dar resposta à sociedade para que não estimulem outros crimes sob a crença da impunidade. Para isso, é preciso aplicação da lei e se necessário adotar penas alternativas para que os autores, com julgamento justo, possam desde o instante da prisão iniciar o pagamento pelo crime. Isso também inclui a diminuição de recursos processuais evitando o pagamento em liberdade.

O presidente do GGB atendeu aos jornais O Dia do Rio de Janeiro, site Congresso em Foco do Distrito Federal, Bocão News, Varela Notícias e concedeu entrevista ao programa Festa e Folia da Rádio Transamerica FM com os jornalistas Erica Saraiva e Pio medrado. Ainda durante a tarde de hoje esteve presente no Farol da Barra, onde o GGB estendeu a bandeira de 60mt para pontuar o Dia do Orgulho junto à comunidade local, que interagia com a iniciativa fotografando e parabenizando a entidade pela ação. Em companhia da ativista trans Millena Passos participou no Instituto Brasil Alemanha no Corredor da Vitória do 1º Seminário Dois Terços de Prosa, realizado pelo site Dois Terços dentro da campanha lançada pelo veículo, em maio deste ano, e traz como tema “Transfobia: não há espaço para o silêncio”. 28 de Junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.

Desde 1987 o GGB comemora a data na Bahia, inicialmente com eventos de rua, debates, seguido da Parada LGBT da Bahia desde 2001. A partir de 2004 a entidade transferiu o evento para setembro, considerando que a data na Bahia é inverno chuvoso.

28 festa e folia homem trans

 

28 de junho lgbt 2016 icba

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: