Início » NOTÍCIAS » Agenda do Embaixador do Canadá na Bahia inclui visita ao GGB

Agenda do Embaixador do Canadá na Bahia inclui visita ao GGB

embaixador-canada

Salvador, Bahia, 3 de novembro de 2016 – Do GGB – O Grupo Gay da Bahia (GGB) está em festa, e não seria para menos, a entidade recebe em sua sede social a Ladeira de São Miguel, 24 no Centro Histórico a visita do Embaixador do Canadá Riccardo Savone, nessa sexta-feira, dia 4, a partir das 18h. Para celebrar a visita do ilustre visitante a entidade já preparou uma programação especial que começa na sexta e segue até sábado, dia 5.

Sexta-feira acontece com recepção aos convidados e a abertura do projeto “Nós, Por Exemplo” de cinema, identidades e artes integradas. Na sexta-feira autoridades baianas já confirmaram a presença na abertura do evento onde o embaixador deve falar alguns minutos sobre os avanços na consolidação dos direitos LGBT no Canadá, na sequência exposição do filme canadense “Mambo Italiano” e depois o GGB oferece um coquetel aos convidados.

Já no sábado, dia 5, a programação consta com o lançamento do vídeo promocional da 15ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, o filme canadense When Shirley met Florence, “Quando Shirley encontrou Florence”, do Canadá, 27min, do diretor Ronit Tezalel, 1994.
O filme é um retrato íntimo de mulheres em seus sessenta anos, uma homossexual e outra heterossexual, cujo amor de uma pela outra e a música que criam juntas transcendem diferenças.

O GGB retirou do fundo do baú uma produção realizada em 2007 pela entidade dirigida por Edilton Tourinho e produzida pela Bahia Cinema e Vídeo, que aborda a prevenção do HIV por meio de declarações de especialistas e pessoas que vivem com Aids na cidade. Uma raridade que vale a pena ser vista.

A presença do Embaixador do Canadá na Bahia e a visita ao GGB, entidade que completou trinta e seis anos em funcionamento, é motivo de orgulho. “Honradíssimos por essa cortesia do Embaixador, mas penso que não poderia ser diferente, porque o Canadá é exemplo na agenda LGBT”, comemora Marcelo Cerqueira, presidente da entidade.

O Canadá é um dos países mais avançados e uma referência mundial na proteção dos direitos humanos e na afirmação da diversidade sexual. Já em 1969, o país aprovou a legislação que descriminalizou a homossexualidade. Isto abriu o caminho às províncias do país a passarem medidas que garantissem os direitos humanos da população LGBT, como Québec, que foi a primeira jurisdição da América do Norte a proibir discriminação em base da orientação sexual.

Mais avanços seguiram. Em 1982, o Canadá repatriou sua Constituição e adotou a Carta dos Direitos e Liberdades, com objetivo de proteger os direitos de cidadãos canadenses. Isto seria a base da conquista de grandes avanços nos direitos LGBT no país. Em 1992, foi o fim da proibição de homossexuais nas Forças Armadas Canadenses.

Em 1994, a província de Ontário garantiu os mesmos direitos a casais homossexuais e heterossexuais, e em 1999, a Corte Suprema do Canadá garantiu que isso se estendesse a todo território nacional. O Canadá legalizou o casamento de pessoas do mesmo sexo em 2005, um dos primeiros do mundo.

Além de poderem casar, adotar, trocar de gênero, servir o exército, os LGBT estão protegidos por leis anti-LGBTfobia, aquela de forma direta praticada de uma pessoa contra a outra o que chamamos de discurso de ódio. E, nesse ano, o Canadá–ainda na vanguarda na promoção e proteção da Comunidade LGBTI—, introduziu o Projeto de Lei C-16, que atualizará o Ato de Direitos Humanos do Canadá e o Código Criminal para incluir os termos, “identidade de gênero” e “expressão de gênero”.

Essa legislação tornará um ato ilegal a discriminação de pessoas com base em sua identidade ou expressão de gênero, e ampliará o escopo das leis existentes contra crimes de ódio para cobrir estas mesmas pessoas.

Boa parte da população gay se concentra em Toronto, Montreal e Vancouver, as três grandes cidades canadenses. Toronto, a maior cidade do Canadá, tem um dos melhores distritos rainbow do mundo (arredores da estação de metrô Wellesley)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: