Início » NOTÍCIAS » Embaixador do Canadá no GGB destaca pioneirismo no combate a LGBTfobia

Embaixador do Canadá no GGB destaca pioneirismo no combate a LGBTfobia

 

Salvador, Bahia, sábado, 5 de novembro de 2016 – Do GGB – O Grupo Gayembaixador-canada da Bahia (GGB) recebeu na noite de ontem, sexta-feira,4, em sua sede social na Ladeira de São Miguel, 24 Centro Histórico de Salvador, a visita do Embaixador do Canadá Senhor Riccardo Savone, acompanhado das senhoras  Alison Grant, Ministra-Conselheira e Chefe do Setor Político da Embaixada do Canadá no Brasil, Claudia Rosa Assessora de Relações Públicas e senhores Réal Brisson, Capitão Adido Militar, Jason Reeve, Conselheiro da Embaixada do Canadá no Brasil, com sede em Brasília.

Era por volta das 18h40 quando a comitiva chegou na instituição e foi recebida pelo presidente Marcelo Cerqueira e professor Luiz Mott, o Embaixador circulou pelo salão principal da Ong e pode conhecer uma exposição de cartazes dos trabalhos realizados pelo GGB durante os seus trinta e seis anos de funcionamento. Em seguida se dirigiu ao pátio interno do prédio para dar início a cerimonia da mostra de cinema “Nós, Por Exemplo”.

Marcelo Cerqueira, fazendo uso do microfone, convidou Luiz Mott para dar palavras de boas-vindas, seguindo pela Secretária Municipal de Ordem Pública Rosemma Maluf, madrinha da 15ª Parada LGBT da Bahia, que ressaltou o trabalho da prefeitura municipal no combate a LGBTfobia, se referindo a criação do Centro de Referência LGBT de Salvador, ao tempo que justificou a ausência da professora Ivete Sacramento Secretaria Municipal da Reparação (Semur).

No discurso o Embaixador Riccardo Savone destacou o seu orgulho em fazer parte de um grupo de embaixadores LGBT que podem fazer o seu trabalho às claras, sem precisar omitir, fazendo referência ao seu parceiro que se fazia presente na cerimônia. “É incrível, ver os sinais dos tempos, receber uma autoridade internacional, acompanhado do seu parceiro, é animador”, declarou Marcelo Cerqueira relatando ainda que a postura do Embaixador deve servir de exemplo para estimular outros LGBT a seguir a carreira diplomática para diminuir o ranço do conservadorismo. O Canadá é um país modelo no combate a LGBTfobia isso inclui uma legislação que protege e estimula os direitos civis dessa população, foi o quarto país do mundo a reconhecer e proteger as uniões homoafetivas e continua com uma política firme de combate as intolerâncias provocadas pelo ódio.

O Embaixador também anunciou a parceria com o Grupo Gay da Bahia na realização de atividades pontuais até março com a finalidade de diminuir a LGBTfobia na capital e estado. Entre as ações consta uma campanha de mídia que tem como foco dialogar com a população em geral instruindo sobre as identidades de gênero na contemporaneidade e seus espaços de afirmação dentro e fora da população LGBT.  Compareceram ainda ao evento Orlando Tourinho, Assessor Assuntos Internacionais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e a presidente da Associação da Baianas Vendedoras de Acarajés e Mingaus (Abam).

A programação segue até este sábado das 18h ás 21h30 na sede do GGB com a mostra Nós, Por Exemplo, exibindo filmes sobre saúde, prevenção do HIV e identidades de gênero, incluindo dois curtas canadenses. Vai ter pipoca e refrigerante!

 

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

Sábado, dia 5 de novembro de 2016 – 18h ás 22h

 

 

18h:                 Lançamento vídeo.

Vídeo 15ª Parada LGBT da Bahia. Curta metragem, 15mim, GGB, Bahia, 2016. Vídeo promocional da 15ª Parada LGBT da Bahia, realizada em 11 de setembro de 2016.

18h30 –             Prevenção. GGB, Bahia, 2007. Vídeo documentário que trata a questão da prevenção do HIV em Salvador, Bahia. Aids e Você, Bahia Cinema e Vídeo, Tourinho, GGB.

19h:                  When Shirley met Florence, “Quando Florence conhece Shirley” Canadá.

27min, director RonitTezalel, 1994. Retrato íntimo de mulheres em seus sessenta anos. Uma homossexual e outra heterossexual, cujo amor de uma para outra e a música que criam  juntas transcendem diferenças.

Cure of Love 59min “ Cura pelo amor” 59min, de Francine Pelletier e Chstina Willings, Canadá, 2008. “  Trata do movimento controverso que pretende converter os LGBTs em heterossexuais.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: