Início » NOTÍCIAS » Reunião define participação dos órgãos públicos na 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia.

Reunião define participação dos órgãos públicos na 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia.

Anúncios

 

Salvador, Bahia, sexta-feira, 27 de julho de 2918, ás 20h00 – Do GGB . Aconteceu na tarde dessa sexta-feira, 27, nas dependências do Serviço de Atenção ao Turista (SAT), no Pelourinho reunião de alinhamento da atuação dos serviços públicos na operacionalidade da 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia, que ocorre em Salvador no dia 9 de setembro, no centro da cidade.

A reunião possibilitou que os serviços públicos pudessem informar de que forma ocorreria a sua participação no dia do evento, dentro disso adequar os serviços para o conforto das pessoas que irão participar da festa, população estimada em 800 mil pessoas. A Polícia Militar informou que haverá um efetivo de cerca de 1 mil policiais que farão patrulhas no circuito acompanhando os trios e fazendo a segurança no escoamento das pessoas nas estações de transportes.

Reunião de alinhamento dos serviços públicos. Discutiu-se o dimensionamento da iluminação pública, interdição das vias públicas, disposição dos banheiros químicos, ordenamento dos ambulantes e limpeza urbana pós evento. De acordo com informações da Limpurb ano passado foram coletados cercas de trinta toneladas de lixo deixados pelos participantes do evento, sendo a maioria garrafas plásticas e latinhas.

Os horários do evento continuam os mesmos. O circuito dos trios começa às 15h00 e termina ás 20h0, impreterivelmente. Já o palco Abraço da Diversidade tem início ás 11h00 e conclui as suas atividades ás 21h30. A interdição do Campo Grande tem início na noite de 8 de setembro, 22h0, para recepção dos trios elétricos e montagem do palco Abraço a Diversidade.

Uma situação posta tanto pela Transalvador quanto Pela Polícia Militar 18ª Batalhão foi a necessidade de haver uma sincronização dos horários do evento com os horários do metrô, entretanto para que isso ocorra é necessário que a CCR se predisponha a fazer essa adequação nos horários dos trens. De acordo com a Polícia Militar essa sincronização ajudaria muito não somente no escoamento dos participantes, mas na diminuição de ocorrências policiais e aglutinação de pessoais no mesmo espaço o que por si só favorece ação de meliantes. “Se houver a sincronização dos horários do metrô favorece a segurança”, disse um dos participantes da reunião.

De acordo com Marcelo Cerqueira, presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), essa situação que surgiu é absolutamente nova, considerando que a experiência do metrô é algo novo também, mas mesmo assim, a entidade enviou no ano passado mensagem ao metrô informando sobre o evento, mas a CCR não deu resposta.  “Não só por esse momento, mas por outros mais dramáticos, pensamos que a empresa CCR não tem interesse em dialogar com a entidade, o que lastimamos muito” disse Marcelo Cerqueira informando ainda que o metrô de Madrid na Espanha decorou estações para receber o evento LGBT daquela cidade.

 

Entre as ações de retorno a sociedade, que são as contrapartidas, o evento vai promover a testagem sorológica para detecção do HIV, sífilis e hepatites virais. O retorno ao meio ambiente vai se dá através da reciclagem de todo material plástico que será transformado em bolsas, porta lápis, mochilas a serão distribuídos aos alunos das escolas municipais.

A 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia tem apoio da Secretaria de Cultura, Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento social, Bahiatursa, Uber e Prefeitura Municipal da Cidade do Salvador. É uma realização do Grupo Gay da Bahia, Quimbanda e CBAA. Este ano o tema central do evento é o abraço! Abraço como encontro, perdão, conforto, confraternização, amizade. No dia 9 de haverá um espaço no calçadão do Campo Grande para quem quiser oferecer e receber abraços. Participaram da reunião o 18ª Batalhão de Polícia Militar, Transalvador, Limpurb, Fundação Gregório de Matos, Codesal, Secretaria Municipal de Saúde, Bahiatursa, Semob e Secretária de Políticas para as Mulheres do Governo da Bahia.

 

Cartaz da 17 Parada do Orgulho LGBT

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: