Uma Obra Imprescindível para Saúde Integral LGBTI+.

Toni Reis / Aliança LGBT/ PR

Curitiba, Paraná, 17 de fevereiro 2021/ edição : Marcelo Cerqueira, e-mail:marcelo99894748@gmail.com

Acabei de receber pelos correios um exemplar impresso do primeiro livro sobre “Saúde LGBTQIA+ práticas de cuidado transdisciplinar”. A obra tem 574 páginas e seus editores são Saulo Vito Ciasca, Andrea Hercowitz e Ademir Lopes Júnior. Todos são doutores. Saulo é médico psiquiatra. Andrea é médica pediatra e hebiatra. Ademir é médico de família e comunidade.

É o primeiro livro brasileiro a tratar de forma abrangente temas pertinentes à saúde e comportamento das pessoas LGBTQIA+ (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, queer, intersexo, assexuais e todas as demais variedades da sexualidade humana), em linguagem direta, sem meias palavras e sem deixar de contemplar aspectos técnico-científicos que regulam a realidade deste público.

140 colaboradores/as foram convidado/as para ajudar a compilar o livro que é indicado para docentes, estudantes de graduação e pós graduação, residentes, profissionais da saúde e demais pessoas interessadas no contexto. O objetivo deste trabalho exclusivo é chamar a atenção sobre a necessidade de um olhar diferenciado e de um cuidado integral voltados a essa população, que representa de 10% a 20% do contingente nacional. Para tanto, reúne conhecimento profundo sobre saúde e comportamento LGBTQIA+, contextualizando o cenário da assistência à saúde no Brasil.

O livro é dividido em 11 seções abrangentes, que abordam em profundidade: Narrativas de usuários, profissionais e estudantes LGBTQIA+ no Sistema de Saúde; Introdução à sexualidade humana e diversidade; Políticas de saúde LGBTQIA+ no Brasil; Ciclo de vida das pessoas LGBTQIA+; Abordagem da diversidade sexual e de gênero; Cuidado integral à saúde LGBTQIA+; Saúde sexual e reprodutiva LGBTQIA+; Atenção a problemas específicos de saúde; Modificações corporais; A diversidade na sociedade; Papéis, responsabilidades e competências profissionais.

É com muita felicidade e orgulho que estamos contando com a atuação dos autores na Aliança Nacional LGBTI+. Saulo é coordenador da Área de Saúde da Aliança Nacional LGBTI+ e do grupo de trabalho (GT) que está elaborando o Manual de Saúde Integral LGBTI+ da Aliança Nacional LGBTI+/Rede GayLatino, sendo que Andrea e Ademir também integram este GT. Andrea também está atuando no GT que está elaborando o Manual de Famílias LGBTI+. Ambos os manuais fazem parte da Enciclopédia LGBTI+, uma coletânea de 24 manuais em construção, uma realização da Aliança Nacional LGBTI+/Rede GayLatino.

O livro foi publicado pela Editora Manole e está disponível neste link https://bit.ly/3aLd9as

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s