Brasil ganha data ativista: o Dia Nacional da Afirmação Gay, em 28 de fevereiro.

Salvador, Bahia, 29/03/21 – Edição Marcelo Cerqueira, marcelo99894748@gmaiml.com

Data lembra fundação do Grupo Gay da Bahia, entidade ativista arco-íris mais antiga em atuação na América Latina

O calendário arco-íris no Brasil tem nova data: 28 de fevereiro, Dia Nacional da Afirmação Gay! O lançamento foi feito pelo antropólogo e decano do movimento LGBT no País, Luiz Mott, e já conta com apoio de importantes entidades ativistas. 

Dentre as propostas da data estão lembrar a contribuição histórica de gays para o avanço da cidadania arco-íris, fortalecer a autoestima e consciência política de homossexuais masculinos e marcar a importância de políticas públicas para o segmento. 

A data faz homenagem dupla. Vinte e oito de fevereiro se refere ao dia de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980. Luiz Mott deu exemplos de conquistas da organização.

“É a entidade ativista arco-íris mais antiga da América Latina em atuação! Dentre vitórias históricas lideradas pelo GGB estão a despatologização da homossexualidade no Brasil em 1985, cinco anos antes de a Organização Mundial de Saúde fazer o mesmo; e o veto à chamada ‘cura gay’ pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1999, o que tornou o Brasil o primeiro do mundo a impedir essa prática.”

O outro resgate histórico é o nome do dia, que rememora o Somos – Grupo de Afirmação Homossexual. De 1978 e criada por homens, essa foi a primeira entidade ativista do atual movimento LGBT no Brasil.

O lançamento da data foi feito em live da Rede Gay no domingo 28. Na ocasião, o presidente da entidade, Fabio Jesus, afirmou que também será feito trabalho para que o 25 de Março como suposto Dia Nacional do Orgulho Gay, comemorado nos últimos anos por algumas empresas, seja abandonado. 

“O 25 de março não possui reconhecimento do ativismo, não tem base histórica. Vamos fazer ampla comunicação para que não se faça mais referência a essa data. O nosso dia é o 28 de fevereiro.” 

A ideia do Dia da Afirmação Gay veio de coletivo independente que há meses faz estudos a respeito de diversas personalidades homossexuais e marcos históricos. Haverá site específico (www.afirmacao.gay) e redes sociais, todas sob o nome afirmacaogay.

Com a novidade, o calendário das principais datas do ativismo LGBT no Brasil fica assim: 

29 de Janeiro – Dia Nacional da Visibilidade Trans;
28 de fevereiro – Dia Nacional da Afirmação Gay;
17 de maio – Dia Internacional contra Homofobia;
28 de junho – Dia Internacional do Orgulho LGBT;
29 de agosto – Dia Nacional da Visibilidade Lésbica;
23 de setembro – Dia da Visibilidade Bissexual. 

#28defevereirodiadaafirmacaogay

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s