Madrinha Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação.
Salvador, Bahia, quinta-feira, 24 de setembro de 2015 – Do GGB. Gays, lésbicas, travestis e pessoas transexuais participam nesse domingo próximo, 27, de mais edição da Parada Gay da Cidade Baixa. O evento na 8ª edição já se consolidou a cada ano a população aguarda essa data com muita expectativa. O tema desse ano é “Somos Todos Iguais” antes da saída a concentração para o desfile acontece a partir das 13h no Largo de Roma rumo ao final de linha da Ribeira, passando pela Avenida Caminho de Areia, Largo do Papagaio e Avenida Porto dos Mastros, finalizando por volta das 20h o cortejo do trio elétrico.
Os Dj Marcio Bastos, Guerreiro, Jefferson se reversam no trio elétrico tocando as baladas eletrônicas mais executadas nas pistas de dança durante todo o percurso que já tem confirmadas presenças de artistas, intelectuais e celebridades engajados como atriz global Tânia Toko que vai recebe faixa de madrinha e o ator transformista Lázaro Dumont que leva o titulo de rainha da festa. Na abertura oficial consta falas de ativistas LGBT e execução acapella do Hino Nacional pelo cantor Iuri Petitinga, musicólogo formado em Violão Clássico pela Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.
A homenagem política vai para a professora Ivete Sacramento, Secretária Municipal da Reparação, agraciada como madrinha recebe faixa em cima do trio e deverá fazer pronunciamento aos participantes. Com esta já são duas faixas que a professora e ativista negra agraciada por seu esforço no combate as intolerâncias, homofobia e violências com base no gênero. Em 2004, o GGB convidou e ela aceitou ser madrinha da III Parada Gay da Bahia, setores religiosos conservadores desaprovaram a conduta da professora, mas por outro lado o Grupo Gay da Bahia (GGB) comemorou em o fato de da Parada ter uma madrinha evangélica de formação e ativista social por opção.
De acordo com o GGB naquela época, então Reitora da Universidade Estadual da Bahia, o GGB reconheceu a importância da criação do Núcleo de Gênero Diadorim e a instituição da politica de cotas para estudantes afro-descentes na Bahia. Em junho desde ano a secretária realizou a I Conferência Municipal LGBT reunindo toda a militância da cidade para debater cidadania e direitos civis para os LGBTs. “ É importante reconhecer essas ações e promover quem faz, para que assim, estimule outras pessoas levantarem essa bandeira junto com a gente” disse Fabety Santana coordenador do evento.
A 8ª Parada Gay da Cidade Baixa é uma realização da Associação LGBT, Fabety Santana com apoio da Prefeitura de Salvador, Codami, Pizzaria Cheio e Sabor, Churrascaria Tourão, Cerealista Universal, The Best Beach e Grupo Gay da Bahia (GGB).
Mais informações
Fabety (71) 9109 6382 – 8772 0467
Cartaz de divulgação do evento, reprodução.