Jonathan Xavier
Da Redação
Amanhã, domingo, a comunidade de Cajazeiras recebe a festa de celebração de cores e diversidade com a realização da II Parada LGBT+ de Cajazeiras a partir das 13h, o evento promete movimentar cajazeiras 11. A Fundação Gregório de Matos, órgão cultural ligado a Secretaria de Cultura, classifica o bairro um dos maiores da América Latina. Já os moradores divulgam orgulhosos que são mais de um milhões. Domingo é dia do setor 11do bairro promover a inclusão e o respeito à diversidade.
Tudo está ficando pronto para amanhã a partir das 13h, moradores e visitantes se reunirão em frente ao Loteamento Santo Antônio para desfile que promoverá visibilidade e respeito à comunidade LGBT+.
São muitas expectativas para o momento Jonathan Xavier, um dos principais organizadores do evento e vendedor de 26 anos, expressa sua empolgação: “Estamos muito animados para este domingo. A parada é uma chance para fortalecer a nossa luta contra o preconceito e celebrar a diversidade de forma grande no bairro” disse
O percurso começará às 13h e se estenderá até o final da linha de Cajazeiras 11, com a programação encerrando às 19h. O evento contará com música, alegria e envolvimento da população local.
A Parada irá fazer homenagem especial nessa segunda edição ao Dendê Futebol Clube, reconhecendo sua contribuição vital para o movimento LGBT+. O clube tem desenvolvido valioso trabalho de inclusão da ajudando a superar desafios e a encontrar um espaço seguro e acolhedor, através da pratica coletiva do esporte.
A II Parada LGBT+ de Cajazeiras é organizada pelo Grupo LGBT+ de Cajazeiras 11 e marca sua segunda edição. O grupo surgiu em 2022, especialmente por jovens, depois Jonathan Xavier percebeu que seria capaz esses debates comunidade, ir paras as ruas do bairro e da cidade foi só um passo com a bandeira da diversidade.
A Paradas dentro dos bairros tem sido tem sido bem recebido pelos moradores, que veem a parada como uma oportunidade de se atualizar sobre questões importantes e promover um ambiente mais inclusivo. Jonathan destaca que a parada também contribui para a formação de um coletivo forte e coeso, promovendo ações culturais, esportivas e de lazer no bairro.
Em uma perspectiva do Movimento comunitário “Eventos como a Parada LGBT+ são importantes para quebrar preconceitos e promover informações corretas, sem os antigos vieses pejorativos. Elas ajudam a construir uma sociedade mais justa e inclusiva,” afirma Jonathan. Com a realização da II Parada LGBT+ de Cajazeiras, o bairro reafirma seu compromisso com a comunidade LBGT+ a Parada tem apoio da Secretaria Municipal da Reparação.