A campanha “Demissão”, criada pela agência baiana Propeg para o Grupo Gay da Bahia (GGB), foi a vencedora da categoria Valor Social da 46ª edição do Prêmio Profissionais do Ano (PPA), que celebra talentos da publicidade nacional. O filme foi celebrado em cerimônia apresentada por Fabio Porchat e Juliana Alves, nesta quinta-feira (21), no Transamérica Expocenter, em São Paulo.
Neste ano, mais de 800 trabalhos de todo o Brasil foram analisados, dos quais apenas 133 finalistas, em 20 categorias, foram escolhidos. O júri foi composto por 80 profissionais de publicidade e comunicação.
“Demissão”, que já havia sido indicado no Shortlist do El Ojo 2024, festival que acontece na Argentina, reflete sobre o valor da diversidade no espaço corporativo, que não costuma ser visto como um local seguro e fácil de ocupar. A campanha foi criada para a 20ª Parada do Orgulho Gay da Bahia e retrata a transformação do profissional e do local de trabalho após reconhecer as pessoas como elas se enxergam.
O filme de 1’30” apresenta uma profissional que passa pela transformação de gênero e impacta todo o ambiente. Fazendo alusão a uma “demissão”, a protagonista dá adeus ao seu antigo eu, iniciando uma nova jornada como ela mesma, acolhida pelos colegas. A cena final apresenta uma trilha sonora emocionante na voz de Ayô Tupinambá, artista que se identifica como travesti e regravou a canção “Inteire” especialmente para o vídeo.
“Para contribuir com a sociedade, primeiro você precisa sentir-se pertencente a ela, e no trabalho não é diferente. A inclusão impulsiona não só o progresso social, como o corporativo. Ao apresentar uma protagonista que personifica a luta e a conquistas das pessoas LGBTQIA+ no cenário profissional, a campanha reforça que para fazer parte de algo, antes você precisa ser você”, reflete Emerson Braga, CCO da Propeg.