Últimas Notícias

60+

Esse é o Portal do Grupo Gay da Bahia

Doe Parte do Imposto de Renda

O Grupo Gay da Bahia (GGB) lança uma campanha especial para incentivar a doação de parte do seu Imposto de Renda para fortalecer projetos sociais voltados à população LGBTQIAPN+.
Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para iniciativas que fazem a diferença sem nenhum custo adicional? Essa é uma oportunidade de transformar vidas e apoiar a luta por direitos e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+.
Sobre o GGB e suas lutas O GGB foi fundado em 1980 pelo professor Luiz Mott, em Salvador, Bahia, tornando-se o primeiro grupo LGBTQIAPN+ do Brasil. Desde então, tem sido protagonista em diversas conquistas históricas para a comunidade.

https://youtu.be/5DzyDsAYomg?si=GmfaAh9R0QDTIeVz: Doe Parte do Imposto de Renda
  1. O GGB foi pioneiro na organização do Dia do Orgulho LGBT, promovendo as Mareatas na Baía de Todos os Santos para chamar atenção para a causa e homenagear o governador colonial Diogo Botelho, denunciado à Inquisição por sodomia.
  2. Desde 2001 realiza a Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, já na 21ª edição. Em 2024, a campanha da 20º Parada venceu o 46º Prêmio Profissionais do ano, Rede Globo, categoria Valor Social, com a Campanha Demissão, feito por nossa agência Propeg. Assista ao vídeo
  3. A nossa parceria com a talentosa Propeg, conseguiu trazer para a Bahia o Cannes Lions, maior prêmio publicidade do mundo realizado na França, 2917, campanha dia dos pais.
  4. Desenvolveu as primeiras campanhas de prevenção às ISTs para homens que fazem sexo com homens, popularizando o conceito de “Safer Sex” (Sexo Seguro) e incentivando o uso do preservativo.
  5. Foi responsável por uma das maiores vitórias da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: a derrubada da CID 302, que classificava a homossexualidade como doença mental. Em 1981, o GGB apresentou uma moção na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), iniciando uma campanha nacional. Com 16 mil assinaturas, o movimento pressionou o Conselho Federal de Medicina (CFM), que em 1984 emitiu um parecer favorável ao fim dessa classificação, sendo posteriormente acatado pelo Ministério da Saúde. Isso colocou o Brasil à frente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que só desconsiderou a homossexualidade como transtorno em 1990.
  6. Mais recentemente, o GGB reformulou seu estatuto para incluir a população idosa LGBT+, destacando a falta de leis específicas que protejam essa parcela da comunidade. O grupo luta contra o duplo preconceito, invisibilidade e isolamento social, garantindo que pessoas trans envelheçam com dignidade e sem a necessidade de “destransicionar” para serem aceitas em lares para idosos.
  7. Após o fim do Regime Militar e com o processo de redemocratização do Brasil, o Grupo Gay da Bahia estabeleceu um marco jurídico ao se tornar o primeiro Grupo de Emancipação Homossexual registrado em cartório no país. Isso foi possível por meio de uma liminar que obrigou o cartório a aceitar os documentos estatutários da entidade.
  8. Há 27 anos realiza o Concurso de Fantasia Gay do Carnaval de Salvador, há 3 anos o Rainha LGBTrans do Carnaval de Salvador, arte, beleza e resistência.
  9. Realiza o Anuário Nacional de Violência contra LGBT+ no Brasil.
    Como funciona a doação do Imposto de Renda?
  10. Qualquer pessoa física que declara o IR no modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido.
  11. Empresas que declaram no regime de lucro real podem doar até 1% do imposto devido.
  12. As doações são feitas diretamente para projetos sociais aprovados dentro das normas da Receita Federal, seguindo a legislação vigente.
    Base legal: A destinação do Imposto de Renda para projetos sociais é respaldada por diversas leis e normativas, como:
  13. Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA): Permite doações para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
  14. Lei nº 12.213/2010: Autoriza doações para Fundos do Idoso.
  15. Lei nº 9.249/1995: Regula as doações feitas por empresas tributadas pelo lucro real.
  16. Lei nº 9.532/1997: Estabelece regras para doações dedutíveis do Imposto de Renda.
  17. Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.131/2011: Detalha os procedimentos para a destinação do IR a projetos sociais.
    Por que doar para o GGB?
    • Funcionamento da sede social, pagamento de despesas básicas para manter aberta servindo a comunidade.
    • Desenvolvemos campanhas de conscientização e combate à discriminação.
    • Realizamos eventos e atividades culturais para promover a inclusão e valorização da diversidade.
    • Lutamos pela dignidade das pessoas idosas LGBTQIAPN+ e pela criação de políticas públicas inclusivas.
    • Atenção as velhices LGBT
    • Planejamento e viabilização da 21º Orgulho LGBT da Bahia.
    Próximos passos:
    • Entre em contato com o GGB para saber como realizar sua doação.
    • Consulte um contador para garantir que sua doação esteja dentro das regras da Receita Federal.
    • Compartilhe essa iniciativa com amigos e empresas que possam contribuir.
    Não fique só, fique sócio! Junte-se a nós e faça parte dessa transformação! Sua doação não é apenas um gesto de solidariedade, mas um ato poderoso de resistência e apoio à construção de um futuro mais igualitário. Cada contribuição fortalece a luta por direitos, amplia o acesso a serviços essenciais e assegura que ninguém seja abandonado. Com a sua ajuda, podemos seguir promovendo inclusão, respeito e dignidade para todas as pessoas LGBT+. Faça parte dessa mudança que já começou e ajude a construir um mundo mais justo, humano e acolhedor!
    Além do recibo o doador contribuinte receberá um diploma nominal de honra ao mérito cultural da inclusão e diversidade.
https://youtu.be/IM0PmibPUds?si=AMJrfdV9fqHTqtEU: Doe Parte do Imposto de Renda

Serviço
Grupo Gay da Bahia
CNPJ 13.225.876/0001-95
Ladeira de São Miguel, 24 – Centro Histórico, 4030.026 – Salvador/BA
Nossos canais de comunicações
Telephones cel/ 71 99989-4748/98843-0100
E-mails inf.grupogaydabahia@gmail.com – ggbbahia@gmail.com
Portal: www.grupogaydabahia.com.br
Instagram: @grupogaydabahia.com – @paradalgbtba
Youtube: @grupogaydabahia1474

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da Semana