
O Grupo Gay da Bahia (GGB) lança uma campanha especial para incentivar a doação de parte do seu Imposto de Renda para fortalecer projetos sociais voltados à população LGBTQIAPN+.
Você sabia que pode destinar parte do seu Imposto de Renda para iniciativas que fazem a diferença sem nenhum custo adicional? Essa é uma oportunidade de transformar vidas e apoiar a luta por direitos e cidadania da comunidade LGBTQIAPN+.
Sobre o GGB e suas lutas O GGB foi fundado em 1980 pelo professor Luiz Mott, em Salvador, Bahia, tornando-se o primeiro grupo LGBTQIAPN+ do Brasil. Desde então, tem sido protagonista em diversas conquistas históricas para a comunidade.
- O GGB foi pioneiro na organização do Dia do Orgulho LGBT, promovendo as Mareatas na Baía de Todos os Santos para chamar atenção para a causa e homenagear o governador colonial Diogo Botelho, denunciado à Inquisição por sodomia.
- Desde 2001 realiza a Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, já na 21ª edição. Em 2024, a campanha da 20º Parada venceu o 46º Prêmio Profissionais do ano, Rede Globo, categoria Valor Social, com a Campanha Demissão, feito por nossa agência Propeg. Assista ao vídeo
- A nossa parceria com a talentosa Propeg, conseguiu trazer para a Bahia o Cannes Lions, maior prêmio publicidade do mundo realizado na França, 2917, campanha dia dos pais.
- Desenvolveu as primeiras campanhas de prevenção às ISTs para homens que fazem sexo com homens, popularizando o conceito de “Safer Sex” (Sexo Seguro) e incentivando o uso do preservativo.
- Foi responsável por uma das maiores vitórias da comunidade LGBTQIAPN+ no Brasil: a derrubada da CID 302, que classificava a homossexualidade como doença mental. Em 1981, o GGB apresentou uma moção na SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), iniciando uma campanha nacional. Com 16 mil assinaturas, o movimento pressionou o Conselho Federal de Medicina (CFM), que em 1984 emitiu um parecer favorável ao fim dessa classificação, sendo posteriormente acatado pelo Ministério da Saúde. Isso colocou o Brasil à frente da Organização Mundial da Saúde (OMS), que só desconsiderou a homossexualidade como transtorno em 1990.
- Mais recentemente, o GGB reformulou seu estatuto para incluir a população idosa LGBT+, destacando a falta de leis específicas que protejam essa parcela da comunidade. O grupo luta contra o duplo preconceito, invisibilidade e isolamento social, garantindo que pessoas trans envelheçam com dignidade e sem a necessidade de “destransicionar” para serem aceitas em lares para idosos.
- Após o fim do Regime Militar e com o processo de redemocratização do Brasil, o Grupo Gay da Bahia estabeleceu um marco jurídico ao se tornar o primeiro Grupo de Emancipação Homossexual registrado em cartório no país. Isso foi possível por meio de uma liminar que obrigou o cartório a aceitar os documentos estatutários da entidade.
- Há 27 anos realiza o Concurso de Fantasia Gay do Carnaval de Salvador, há 3 anos o Rainha LGBTrans do Carnaval de Salvador, arte, beleza e resistência.
- Realiza o Anuário Nacional de Violência contra LGBT+ no Brasil.
Como funciona a doação do Imposto de Renda? - Qualquer pessoa física que declara o IR no modelo completo pode destinar até 6% do imposto devido.
- Empresas que declaram no regime de lucro real podem doar até 1% do imposto devido.
- As doações são feitas diretamente para projetos sociais aprovados dentro das normas da Receita Federal, seguindo a legislação vigente.
Base legal: A destinação do Imposto de Renda para projetos sociais é respaldada por diversas leis e normativas, como: - Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA): Permite doações para Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente.
- Lei nº 12.213/2010: Autoriza doações para Fundos do Idoso.
- Lei nº 9.249/1995: Regula as doações feitas por empresas tributadas pelo lucro real.
- Lei nº 9.532/1997: Estabelece regras para doações dedutíveis do Imposto de Renda.
- Instrução Normativa da Receita Federal nº 1.131/2011: Detalha os procedimentos para a destinação do IR a projetos sociais.
Por que doar para o GGB?
• Funcionamento da sede social, pagamento de despesas básicas para manter aberta servindo a comunidade.
• Desenvolvemos campanhas de conscientização e combate à discriminação.
• Realizamos eventos e atividades culturais para promover a inclusão e valorização da diversidade.
• Lutamos pela dignidade das pessoas idosas LGBTQIAPN+ e pela criação de políticas públicas inclusivas.
• Atenção as velhices LGBT
• Planejamento e viabilização da 21º Orgulho LGBT da Bahia.
Próximos passos:
• Entre em contato com o GGB para saber como realizar sua doação.
• Consulte um contador para garantir que sua doação esteja dentro das regras da Receita Federal.
• Compartilhe essa iniciativa com amigos e empresas que possam contribuir.
Não fique só, fique sócio! Junte-se a nós e faça parte dessa transformação! Sua doação não é apenas um gesto de solidariedade, mas um ato poderoso de resistência e apoio à construção de um futuro mais igualitário. Cada contribuição fortalece a luta por direitos, amplia o acesso a serviços essenciais e assegura que ninguém seja abandonado. Com a sua ajuda, podemos seguir promovendo inclusão, respeito e dignidade para todas as pessoas LGBT+. Faça parte dessa mudança que já começou e ajude a construir um mundo mais justo, humano e acolhedor!
Além do recibo o doador contribuinte receberá um diploma nominal de honra ao mérito cultural da inclusão e diversidade.
Serviço
Grupo Gay da Bahia
CNPJ 13.225.876/0001-95
Ladeira de São Miguel, 24 – Centro Histórico, 4030.026 – Salvador/BA
Nossos canais de comunicações
Telephones cel/ 71 99989-4748/98843-0100
E-mails inf.grupogaydabahia@gmail.com – ggbbahia@gmail.com
Portal: www.grupogaydabahia.com.br
Instagram: @grupogaydabahia.com – @paradalgbtba
Youtube: @grupogaydabahia1474





