Informações da Secretaria da Reparação – SEMUR
O Observatório da Discriminação Racial e LGBT é um programa desenvolvido pela Prefeitura Municipal do Salvador e coordenado pela Secretaria Municipal da Reparação, em parceria com diversas entidades do poder público, municipal e estadual e do poder judiciário com o objetivo de mapear atos de Racismo e LGBTfóbicos na cidade de Salvador.
Após 11 anos de atuação no Carnaval, o Observatório resultou em uma Unidade Permanente de Atendimento sendo um espaço de acompanhamento e encaminhamento de casos noticiados pela mídia e identificados pelo Observatório; de pesquisa para fornecimento de dados, de como a sociedade se comporta frente aos casos de Racismo e de violência contra a população LGBT e de como se podem construir mecanismos para propor políticas públicas a partir dessa observação. É, também, um espaço para difusão e análise de dados/ informações sobre as diversas formas de Racismo e da violência contra a
população LGBT durante todo o ano.
Foi criado no ano de 2011, para desenvolver uma ação continuada, pós-carnaval, especificamente para o enfrentamento ao racismo e LGBTfobia. Os dados vão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas de combate ao racismo e de violência contra a população LGBT+.
O que é: Observatório da Discriminação Racial e LGBT.
End.: Av. Carlos Gomes, no Clube de Engenharia da Bahia.
Horário: 8h às 17h, segunda a sexta-feira.
Tel.: (71) 3202-2759