Plácio Rio Branco / foto e arte Correio da Bahia
Todas as épocas do ano têm alguma característica especial que as torna propícias para você arrumar sua mala e sair para desbravar novas cidades, estados e, quem sabe, até mesmo países! No entanto, se sua meta é economizar com passagens e hospedagem, considerar meses como o de setembro é uma ótima ideia, já que esse mês costuma marcar um período de baixa temporada em diversos lugares.
Por que viajar em setembro?
Além de ser um período no qual as passagens e hospedagens costumam estar mais baratas, é possível aproveitar os dias de folga na semana com o feriado da Independência do Brasil, dia 7 de setembro, ou também aguardar a data passar para curtir os passeios com mais calma e menos aglomeração. No Brasil, essa época também marca o fim do inverno e o começo da primavera – razão pela qual destinos ensolarados voltam a ficar mais atraentes. Ao mesmo tempo, as temperaturas não são tão elevadas quanto no verão e transformam grande parte do território brasileiro em excelentes locais para visita.
Destinos históricos
OK, época do ano definida. A outra grande pergunta que aparece agora é: para onde viajar em setembro? São diversas opções disponíveis e, no mês da independência brasileira, a primeira grande dica de viagem é procurar destinos históricos que tenham relação direta com a nossa cultura e de onde viemos. Vamos conhecer Salvador.
Salvador (Bahia)
Vice Prefeita Ana Paula Matos, Margareth Menezes madrinhas da Parada 2023
Fundada em 1549 por Tomé de Souza, Salvador foi a primeira capital do Brasil e, sem dúvida, é uma cidade histórica que todo brasileiro precisa conhecer. Seus principais destaques são:
- Dia 8 de Setembro acontece o 21 ORGULHO LGBT+ BAHIA, a partir das 15h no circuíto Ondina/Barra, cortejo com nove trios eletricos exibindo apresentações de bandas e DJs.
- O Pelourinho, um verdadeiro museu a céu aberto, que abriga um rico acervo histórico das origens do país. Largo do Terreiro, Catedral da Sé e a famosa Igreja de São Francisco em ouro. Saindo ainda no Largo, você não pode deixar de conhecer e experimentar o famoso crovinho no Bar com o mesmo nomo.
- O Elevador Lacerda que, fundado no fim do século XIX, foi o primeiro elevador urbano do mundo e hoje tem mais de 70 metros de altura. Desce o elevador, sai em frente ao Mercado Modelo para levar o presentinho de coração.
- O Farol da Barra, que orientava as embarcações no século XVII a chegarem na Baía de Todos os Santos, quando o porto de Salvador era um dos mais movimentados do continente americano.
- Praia do Porto da Barra. Uma das praias mais famosas e turísticas de Salvador, o Porto da Barra é um dos “points” preferidos da comunidade LGBTQIAPN+. O local conta com diversas barracas que oferecem comida gostosa e cerveja gelada. O local é famoso também pela água calma, que oferece tranquilidade para os banhistas, e um pôr-do-sol que encanta qualquer um. A praia urbana preferida dos LGBT, um ambiente perfeito para uma paquera de final de tarde.(salvadorba.com)
Para quem viaja até Salvador, o hotel Mercure Salvador Rio Vermelho é a hospedagem perfeita: piscina de borda infinita com vista para o mar, quartos amplos, fitness center com grande variedade de aparelhos, pool bar e restaurante especializado em culinária internacional são alguns dos confortos que você encontrará por lá.
Praia do Porto