Últimas Notícias

60+

Esse é o Portal do Grupo Gay da Bahia

Réquiem a Preta Gil

RÉQUIEM A PRETA GIL: POR QUE OS BONS VÃO TÃO CEDO?

Com o coração em frangalhos, o Grupo Gay Bahia chora a partida de uma amiga inesquecível.

Hoje, a comunidade LGBT+ de Salvador e do Brasil inteiro se despede de uma de suas maiores aliadas, Preta Gil. Uma artista cheia de luz, força e coragem que, por onde passou, trouxe acolhimento, visibilidade e dignidade às nossas lutas. Preta não era apenas uma cantora, atriz ou apresentadora; ela era um símbolo vivo do amor, da resistência e celebração da diversidade.

Preta Gil sempre foi um Porto Seguro para a Comunidade LGBT+. Ela caminhou ao nosso lado, construiu pontes, ofereceu seu palco e sua voz para amplificar nossas demandas, nossas dores e nossas alegrias. Em 2006, Preta foi madrinha da 5º Parada do Orgulho LGBT+ da Bahia, onde brilhou no alto de um trio elétrico, discursando sobre liberdade e igualdade. Sua performance, suas palavras e sua energia marcaram todas as pessoas que estiveram presentes naquele dia iluminado no Campo Grande.

Ela acreditava no poder da música, da arte e da solidariedade como ferramentas para a transformação social. Sempre se colocando sem medo, Preta desafiava preconceitos com a mesma intensidade com que espalhava carinho. Sua risada contagiante e sua presença vibrante eram um lembrete constante de que viver com autenticidade, coragem e amor é o maior ato de resistência.

Hoje, nos perguntamos: por que os bons vão cedo demais? Preta partiu deixando um vazio profundo em nossos corações, mas também um verdadeiro legado de aprendizado, que jamais será apagado. Ela foi uma amiga da nossa comunidade em todos os sentidos, uma presença acolhedora, derrubando barreiras com sua força gigante, combatendo injustiças com sua postura firme e seu coração gigante.

Sua luta contra preconceitos, racismo, machismo, homofobia e transfobia era parte intrínseca de quem ela era. Por isso, Preta não foi só uma artista; ela foi, e para sempre será, um exemplo de altruísmo, coragem e amor.

A Lembrança que Vive em Nós. Preta, sua partida nos deixa com o coração dilacerados, mas também com a certeza de que sua jornada aqui foi de um brilho inigualável. Você será eterna em nossas memórias, em cada música, em cada sorriso que arrancou de nós nos momentos mais difíceis e em cada gesto de resistência. Para a Bahia e para o Brasil, você não foi apenas Preta Gil. Você foi nossa Pretinha, nossa madrinha, nossa força.

Agora, enquanto choramos sua partida, também celebramos a grandeza de tudo o que você nos deixou. Seu legado será cantado, celebrado e lembrado nas próximas gerações, pois você vive em cada um de nós, nas nossas lutas e nas nossas conquistas. Impossível mensurar o sofrimento da família de Preta, queremos que saibam nesse momento que oferecemos nosso ombro para dividir essa dor visceral e inaceitável, também o abraço nesse memento que faltam as palavras. Preta Gil, presente! Hoje e na eternidade.

Marcelo F. Cerqueira

Presidente do Grupo Gay da Bahia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da Semana