Salvador, Bahia, 28 de junho de 2016. Do GGB. Nesta terça-feira (28), dia 28 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT. Na Bahia personalidades do mundo da política fizeram questão de mostrar-se solidários com a causa divulgando mensagens nas suas redes sociais.
A deputada estadual Fabiola Mansur presidente da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia logo cedo divulgou mensagem em louvor do amor, considerando na opinião dela que o amor vence o ódio e o preconceito. Já deputado Federal João Bacelar divulgou imagem da bandeira do arco íris com a expressão “Somos o que somos, com Orgulho”, o deputado foi um dos membros da Comissão que analisou o Estatuto das Famílias, votando pela inclusão das famílias homoafetivas no texto final. Marcelino Galo enfatizou a luta transexual por direito ao nome na carteira de identidade, Luiz Maia divulgou mensagem convocando para falar de diversidade e liberdade.
O deputado Bruno Reis divulgou a seguinte mensagem “Todos somos a favor do amor e da liberdade” em suas redes sociais, Alice Portugal divulgou mensagem que consta a sua deputada federal puxando a bandeira LGBT. Rosemma Maluff madrinha da 15ª Parada LGBT da Bahia, em 11 de setembro marcou o dia em suas redes sociais. “Mais AMOR, menos PRECONCEITO”, escreveu ilustrando com a bandeira.
28 de junho é o Dia do Orgulho LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e pessoas intersex), data celebrada e lembrada mundialmente, que marca um episódio ocorrido em Nova Iorque, em 1969. Naquele dia, as pessoas que frequentavam o bar Stonewall Inn, até hoje um local de frequência de gays, lésbicas e trans, reagiram a uma série de batidas policiais que eram realizadas ali com frequência.
O levante contra a perseguição da polícia às pessoas LGBTI durou mais duas noites e, no ano seguinte, resultou na organização na 1° parada do orgulho LGBT, realizada no dia 1° de julho de 1970, para lembrar o episódio. Hoje, as Paradas do Orgulho LGBT acontecem em quase todos os países do mundo e em muitas cidades do Brasil ao longo do ano.
Passados dez (10) anos no dia 28 de fevereiro de 1980 surge na Bahia, por iniciativa do ativista Luiz Mott o Grupo Gay da Bahia uma das principais entidades de emancipação LGBT do Brasil, hoje com 36 anos de ativismo, presidido pelo ativista baiano Marcelo Cerqueira, atual presidente.