Hoje, dia 08 de agosto, a partir das 14h30, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania na capital federal recebe o Seminário para Lançamento do Mapeamento das Políticas para a Cidadania LGBTI+ nas Capitais Brasileiras. Este encontro é promovido pela instituição Aliança Nacional LGBTI+ em conjunto com a associação Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, com atuação no Rio de Janeiro. O evento, além de contar com a participação de ativistas do segmento, terá a presença de especialistas em políticas públicas e gestores das políticas nas cidades que terão acesso direto aos dados exclusivos sobre o que está sendo realizado em relação aos cuidados com a população LGBTI nas 26 capitais pesquisadas.
A Prefeitura de Salvador passou pela pesquisa, e o resultado reforçou ainda mais o protagonismo e posicionamento da gestão em combater a LGBTfobia institucional na administração pública e estrutural na sociedade soteropolitana. Receber o reconhecimento e ganhar a outorga de 2º lugar na categoria geral, ultrapassando e deixando para trás 24 capitais, é a certificação externa de que a cidade promove a cidadania e os direitos LGBTI+. É muito bom. Ainda há mais premiações e reconhecimento pelos esforços municipais, sendo ótimo Salvador obter o 1º lugar na categoria Justiça e Cidadania (JC) e a excelência de ganhar o 3º lugar na categoria Plano/Programa Municipal (PP), reconhecendo o empenho contínuo em desenvolver políticas públicas inclusivas e eficazes.
O Programa Atena é responsável por este mapeamento, sendo uma iniciativa da Aliança Nacional LGBTI+ e do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+, em parceria com o Fórum Nacional de Gestores e Gestoras das Políticas Públicas LGBTI+ – do qual a Prefeitura de Salvador é signatária – e a Associação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo. O programa tem como objetivo mapear e avaliar as políticas públicas voltadas para a comunidade LGBTI+, incentivando a implementação de ações que promovam a inclusão, a igualdade e a cidadania.
O seminário também foi oportuno para os organizadores revelarem as próximas fases do Programa Atena, que irá mapear as políticas públicas LGBTI+ implementadas nos Ministérios do Governo Federal durante 2023 e 2024, com lançamento previsto para maio de 2025.
A premiação tripla recebida pela Prefeitura de Salvador é reveladora do cuidado especial da gestão com esse tema ainda muito sensível de tratar, e também de profundo significado por ser o reconhecimento nacional da cidade comprometida com a inclusão. É uma validação dos esforços governamentais que estimula o fortalecimento da comunidade LGBTI+ e torna-se uma inspiração para outras cidades