Salvador, BA, 21 de outubro de 2014 – Foto de Genilson Coutinho . Na manhã desta terça-feira o Grupo Gay da Bahia (GGB) recebeu na sua sede no Pelourinho o vice-cônsul para assuntos políticos dos EUA John Callan, que veio a Salvador para conhecer os projetos desenvolvidos pelo GGB, visando parcerias e ações conjuntas. Com a presença dos representantes do GGB, o vice-cônsul conheceu os principais projetos desenvolvido pelo grupo, que foram apresentados pelo presidente do grupo Marcelo Cerqueira.
Na conversa, Cerqueira falou um pouco dos casos crescentes de homofobia e como estão as ações para amenizar a violência contra a comunidade LGBT na Bahia. “Estamos buscando juntos aos poderes públicos formas de fazer justiça, principalmente pelo fato de que a homofobia ainda não é crime, mas essa é uma luta diária para aprovação da lei de criminalização da homofobia no país”, pontuou Marcelo.
O vice-cônsul americano manifestou interesse em saber de que forma a polícia e a justiça têm feito para sanar essa onda de violência no estado. Marcelo sinalizou que estão em reunião constantes para que a polícia promova cursos de capacitação e formação nas corporações e delegacias, com objetivo de preparar os policiais para lidar com as questões inerentes à comunidade LGBT.
“É muito complicado cada vez mais, pois como não há uma delegacia específica para cuidar dos casos de homofobia, a comunidade LGBT, além de sofrer a violência corporal e verbal, ainda passa por constrangimento pela falta de profissionais preparados para receber os casos”, revelou Marcelo.
O vice-cônsul se mostrou satisfeito com as ações e manifestou interesse em conhecer os novos projetos em andamento da entidade , entre elas a participação no Conselho LGBT da Bahia, criado este ano na Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, e o Centro de Referencia LGBT de Salvador, projeto da vereadora Fabio Mansul que foi sancionado pelo prefeito. O GGB presenteou o consulado dos EUA com um kit das principais campanha do grupo e publicações da entidade para a biblioteca do consulado.