Últimas Notícias

60+

Esse é o Portal do Grupo Gay da Bahia

GGB outorga Prêmio de ‘Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT’ na Parada da Bahia

Salvador, Bahia, 3 de setembro de 2018 – Do GGB

Amanda Leoa /UFC/MMA. Campeã mundial 

No próximo dia 9 de setembro, domingo, o Grupo Gay da Bahia (GGB) faz a entrega do Prêmio de “Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT” a personalidades, órgãos públicos e entidades do movimento social que se destacaram por suas relevantes contribuições à cidadania e diversidade cultural LGBT, promovendo a criação de climas favoráveis para o fortalecimento dos direitos humanos e democracia na Bahia e no Brasil. A condução dos trabalhos ficará aos cuidados do ator Gésner Braga.

Instituído em 2009, a entrega da honraria será realizada a partir das 11h30, no foyer do Teatro Castro Alves, no mesmo dia em que acontece a 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia. Nessa ocasião a soprano lírica Ana Clícia Ferreira fará uma apresentação acompanhada de viola, violino, violão e violoncelo. O Balé Sivaldo Tavares se apresentará juntamente com a cantora, ao som da Suíte 2 “Habanera” da ópera Carmen, de Georges Bizet, seguida do clássico “Concerto Para Uma Voz Só”, de Saint-Preux.

Entre os 28 homenageados que compõe a lista, estão o Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT (GEDEM) do Ministério Público da Bahia, o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), a Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM), o programa Mosaico Baiano, da Rede Bahia, o Esporte Clube Bahia e os atletas Amanda Nunes, a Leoa, e Acelino Popó de Freitas.

Nessa seleta lista constam ainda três instituições públicas de ensino superior que se destacaram por instituir a política de cotas para transexuais na graduação e pós: Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal da Bahia (UFBA). Marcelo Cerqueira, presidente do GGB acredita que este é o momento para reconhecer essa abertura humanista que não é privilégio, mas política pública de inclusão social. “Essas pessoas merecem estímulo porque para muitas seria impossível, dada a cruel transfobia estrutural de nossa sociedade, vencer as barreiras e fazer carreira universitária, daí merecerem reconhecimento e políticas públicas específicas que tenham outras opções de trabalho além de prestação de serviços sexuais, como sucede com 90% das travestis”.

Entre os homenageados na área da saúde, está o Instituto Couto Maia, pela gestão humanizada da Dra. Ceuci Nunes e pela experiência positiva de parceria público-privada em gestão da saúde, pesquisa, atenção e serviços voltados às doenças infecciosas e HIV.

Confira os nomes dos agraciados:

1-Prefeitura Municipal do Salvador – SALTUR

Pelo apoio aos eventos da diversidade durante o carnaval de Salvador e à Parada do Orgulho LGBT da Bahia.

Senhor Isaack Edignton, presidente.

2-Secretária do Turismo do Estado da Bahia e Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia – Bahiatursa.

Pelo apoio logístico e institucional aos projetos da Parada do Orgulho LGBT da Bahia.

Senhor Superintendente Diogo Medrado.

3-Polícia Militar do Estado da Bahia

Pela participação em todas as Paradas e pelas estratégias de segurança em grande eventos.

Coronel Anselmo, Comandante Geral de Polícia Militar outorga MAJOR DENICE RONDA MARIA DA PENHA PARA SE FAZER PRESENTE NO EVENTO.

4 -Ministério Público do Estado da Bahia: Grupo de Atuação Especial em Defesa da Mulher e População LGBT (GEDEM)

Pela campanha e realização do Casamento Civil Coletivo, que possibilitou a união afetiva de diversos casais LGBT, que agora se sentem como núcleo familiares.

5-CEDAP – Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa.

Pelo seu trabalho de atenção especializada as pessoas com HIV/Aids, novas estratégias para a dispensa de medicamentos e adesão ao tratamento de pessoas que fazem a terapia do HIV. Premiação extensiva a toda equipe de infectologia.

Dra. Miralba Freire Ribeiro da Silva, médica infectologista e diretora presidente do CEDAP.

6-Universidade do Estado da Bahia – UNEB

Por ter instituído a política de cotas para pessoas travestis e transexuais, na graduação e pós graduação.

Representando o Magnifico Reitor Professor José Bites, a Professora Dra. Senhora Amelia Tereza Santa Rosa Maraux Pro-Reitora de Ações Afirmativas da Universidade Estadual da Bahia (Uneb).

7-Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB)

Por ter instituído a política de cotas para pessoas travestis e transexuais, na graduação e pós-graduação

8-Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Por ter instituído a política de cotas para pessoas travestis e transexuais, na graduação e pós graduação na Universidade Federal da Bahia.

Representando o Magnifico Professor Reitor José Carlos Salles, a Professora Cassia Virgínia Bastos Maciel, Pró-Reitora de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil.

9-Secretaria da Saude do Estado da Bahia: Instituto Couto Maia (Icom)

Pela parceria público-privada em saúde que possibilitou que o Couto Maia se transformasse em um instituto onde se pode fazer pesquisa, saúde e atender a população nas áreas que se propõe, entre elas a questão do HIV.

Dra. Ceucí Nunes

Senhor Alexandro Miranda Diretor da Rede Própria. 

10-Sr. Carlos Martins

Pelo trabalho à frente da Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. Por seu empenho na instituição do Centro LGBT de Cidadania.

11-Fundo PositHiVo

Site na internet que possibilita não somente os contatos de informação e orientação, mas que indica caminhos para a autonomia das OSCs através do patrocínio independente do governo;

Senhor Edward MacRae.

12-Esporte Clube Bahia

Magnifico Senhor Guilherme Bellintani Presidente Esporte Clube Bahia.

Senhores Nelson Barros Neto & Tiago Cesar.

Agraciamento pela campanha “Não há impedimento”, primeira e única no Brasil voltada a diversidade nos esportes. Campanha, lançada em 17 de maio, Dia Internacional de Combate a LGBTfobia. Na gestão do Magnifico Presidente Guilherme Ballintanni do Esporte Clube Bahia, iniciou-se um bate bola com a Gestão da Diversidade nos Clubes de Futebol. Instituiu o “Núcleo de Ações Afirmativas” que tem a finalidade de fazer a gestão da Diversidade dentro e fora do clube com as torcidas. O título de magnifico é uma honraria conferida pelo GGB sendo usado pela primeira vez a se relacionar a Guilherme Ballintani, por sua coragem em fazer esse debate no futebol.

13- Amanda Nunes, a Leoa (UFC-MMA)

Revelação baiana, de Pojuca, lutadora UFC/MMA da Bahia para o mundo. A Bahia segue com ela e suas apresentações. O que que nos dá muito orgulho dessa mulher baiana cinturão do UFC Internacional.

Senhora Maria de Fatima Lourenço Nunes

14-Sr. Campeão Mundial Acelino Popó de Freitas

O campeão mundial que nos deu tantas alegrias falou publicamente em relação a LGBT e família, referindo-se ao seu filho, frisando que isso não faria com que ele deixasse de amá-lo como sempre amou até hoje, que deve ser um exemplo para as famílias e que não muda nada, não muda o amor, não munda o jeito de cuidar e de amar.

15-Programa Esporte Espetacular (Rede Globo): Produtora Imaginar

Programa do UFC/MMA que protagonizou as mulheres como lutadoras e a inserção feminina nesse esporte masculino.

https://globoplay.globo.com/v/6889561/

Senhora Vanessa Nunes.

14- Sra. Paula Lice, Diretora Teatral

Pelo desapertar do debate da questão da orientação sexual ainda na infância e juventude e pelo conjunto de sua obra.

15-Ator Kleper Reis

A exposição “CU É LINDO” é a revelação de um processo de cura, A CURA GAY. Elaborada em três capítulos – Gênesis, Pedagogia do Cu e A Cura Gay – a exposição relata a trajetória do Kleper no reencontro com as raízes, nas suas tecnologias de sobrevivência a dor e na cura da homofobia. Tendo como fonte as memórias e a leitura das imagens do inconsciente, o artista desafia em uma estética da existência. Uma jornada de libertação pela arte. Kleper é performer, artista visual e ator.

Senhor Kleper Reis 

Kleper Reis. Foto arquivo do artista.

16-Programa Mosaico Baiano (Rede Bahia)

O mosaico baiano já é parte de nosso sábado. Esse prêmio é apenas para reconhecer o trabalho de visibilidade através da televisão que ajuda construir e difundir uma imagem diversificada da população LGBT da Bahia para o mundo.

Senhor Alessandro Timbó 

17-Site Bocão News

Intempestivo, polemico, inquietante, investigador, nervoso, parceiro, questionar em busca da verdade. Esse é o Se Liga Bocão News.

Senhor Vitor Pinto

18-Sr. José Augusto Vasconcelos

Prémio em homenagem a Zé, da San Sebastian, entretenimento LGBT que instituiu na cidade um novo conceito em conforto e lazer para a população LGBT local e nacional. A Casa noturna com o mais alto padrão em qualidade de Salvador.

Senhor José Augusto Vasconcelos empresário – Boate San Sebastian!

19-Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB)

Pelo interesse em temas da diversidade, coberturas de eventos LGBT e por apresentar programas da TV Brasil com a temática da diversidade.

Senhor Flávio Silva Gonçalves, diretor.

20-Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM)

A Instituição Beneficente Conceição Macedo (IBCM) atua em Salvador desde 1985 quando sua fundadora, Maria Conceição Macedo dos Santos, alugou os primeiros quartos para abrigar pessoas empobrecidas vivendo com o vírus HIV/AIDS, que tinham alta no hospital em que ela trabalhava como auxiliar de enfermagem, e lá permaneciam, por não terem para onde ir, uma vez que haviam sido rejeitados por seus familiares. Desde então, a IBCM passou a atender pessoas com o HIV/AIDS, fornecendo-lhes assistência, bem como desenvolvendo ações de prevenção e sensibilização social. Vive exclusivamente com doações e projetos.

Senhora Conceição Macedo e Pe. Alfredo. 

Para entregar representando a primeira Dama da Bahia, Senhora Aline Costa as senhoras.

Laura Tanure
Lila Moraes
Jó Santana 

21-Agência Propeg

Uma campanha da Propeg feita para o dia dos pais chegou a alcançar o prêmio Leão de Prata do Festival de Cannes, o maior prêmio mundial da publicidade. A Propeg venceu com uma história simples: “O primeiro Dia dos Pais de César”. César é um homem trans. A História é contada pelo seu filho. O prêmio não é só da Propeg e do GGB, mas a criatividade da publicidade baiana. Confira o Vídeo:

Senhora Trícia Rocha

Assista o vídeo!

22-Senhora Professora Olívia Santana

Pela gestão na Secretaria do Trabalho e por lançar novas abordagens em relação ao trabalho e a gestão da diversidade nas empresas.

23-Programa do Babado (Metrópole FM)

Principal Programa de Rádio FM apresentado por jornalistas LGBT! Conseguiram levar a cultura, arte e cidadania todos as segundas-feiras, nas ondas da Rádio Metrópole Salvador, Bahia. O comando do programa é dos jornalistas Tedson Souza, Genilson Coutinho e convidados.

Senhores Jornalistas. 

24- Casa de Apoio e Assistência do Portador do Vírus HIV Aids (CAASAH)

Como não homenagear essa grande instituição que acolhe todos que são rejeitados. Tudo começou quando uma louca invadiu um acasa abandonada no Tororó, com um grupo de portadores do HVI. Depois um outro grupo de movimentos sociais invadiram o Hospital da Cruz Vermelha nos Dendezeiros! Vassoura, sabão, pá de lixo, sacos… e lá se instalou os paciente de HIV sem teto. Hoje a CAASAH é uma referência em assistência e casa de apoio na cidade de Salvador.

Senhoras Naira/ Celeste Carvalho.

25-Bloco Cortejo Afro

O Cortejo afro tem sido o bloco que os LGBT têm se identificado. Isso contribuiu para o fortalecimento da amizade, divulgação da cultura baiana seja durante o carnaval ou não.

Sr. Alberto Pita, presidente. 

26-Secretaria Municipal da Reparação

Pelo Centro de Referência LGBT de Salvador, cerca de 3 mil atendimentos desde a fundação.

Senhora Secretária Ivete Sacramento.

27-Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia

Destaque para a Campanha do Carnaval “Respeite as Minas”, campanha voltada para combate ao assedio durante as festas populares baianas, desenvolvida pela SPM.

Secretária Julieta Palmeira.

28-Fernando Guerreiro

Padrinho da 17ª Parada do Orgulho LGBT da Bahia. Extensivo a Fundação Gregório de Matos pelos editais LGBT que tanto contribuíram para o fortalecimento da cultura, arte e cidadania da população LGBT de Salvador.

29- Ministério da Saúde.

Instauração do processo transexualizador do SUS. A Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde têm dialogado com os vários movimentos das populações de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais para construir e exercer o princípio da igualdade nos atendimentos do Sistema Único de Saúde, por meio de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde.

O excelentíssimo Ministro da Saúde Senhor Gilbeto Occhi outorga a representação do Ministério da Saúde ao Senhor GERSON FERNANDO MENDES PEREIRA, Diretor Substituto do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das Infecções Sexualmente Transmissíveis, do HIV/Aids e das Hepatites Virais, para representar esta Pasta no referido evento.

30- Secretaria de Administração do Estado da Bahia

Pela inclusão no Concurso da PM / Bahia de autorização para que candidatos travestis e transexuais pudessem se inscreverem usando o nome social.

Sr. Robson Souza de Carvalho – Diretor de Recursos Humanos da Superintendência de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado da Bahia estará representado esta Secretaria da Administração no Prêmio da Ordem de Honra ao Mérito da Diversidade Cultural LGBT.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da Semana