O calendário arco-íris no Brasil tem nova data a celebrar: 28 de fevereiro, Dia Nacional da Afirmação Gay! A data foi proposta pelo antropólogo e decano do movimento LGBT no Brasil, Luiz Mott, e contou com apoio de importantes entidades e lideranças gays do país.
A data é para lembrar as contribuição históricas de homens gays para o avanço da cidadania do arco-íris, fortalecer a autoestima e consciência política de homossexuais masculinos e marcar a importância de políticas públicas para o segmento.
A data faz homenagem 28 refere-se ao dia de fundação do Grupo Gay da Bahia (GGB), em 1980 por Luiz Mott, Professor Titular de Antropologia da Universidade Federal da Bahia, Doutor pela Unicamp, Mestre pela Sorbonne e Licenciado em Ciências Sociais pela USP.
Dentre vitórias históricas lideradas pelo GGB estão a despatologização da homossexualidade no Brasil em 1985, cinco anos antes de a Organização Mundial de Saúde fazer o mesmo; e o veto à chamada ‘cura gay’ pelo Conselho Federal de Psicologia, em 1999, o que tornou o Brasil o primeiro do mundo a impedir essa prática.” O outro resgate histórico é o nome do dia, que rememora o Somos – Grupo de Afirmação Homossexual.