Salvador, Bahia, segunda-feira, 21 de março de 2016 – Do GGB – O presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB), Marcelo Cerqueira compareceu na tarde de ontem, domingo, em mais uma edição do projeto Divas ao pôr do Sol que acontece todos os domingos a partir das 18h no calçadão do Porto da Barra considerada a praia urbana com maior frequência do público LGBT na capital baiana.
O projeto cultural, criado pelo ator e arquiteto Valter Santiago, idealizador da personagem Dion, conhecida na noite baiana por seu talento e versatilidade, ainda muito conhecida pela interpretação da canção “mudança” na voz da cantora Vanusa. O transformismo é uma arte milenar surgida na Grécia em um período que as mulheres não podiam subir ao palco, por ser um motivo de desonra. Desse modo, os homens se travestiam e todos os papeis femininos eram desempenhados por eles.
Dion utiliza esses elementos do transformismo clássico e acrescenta arte pop ao seu evento, que consegue aglutinar centenas de pessoas que observam atentamente os gestos dos atores que se apresentam no calçadão. Nesse domingo, além da Diva Dion, os transformistas Luana Lins, dublando com gestos e bocas a cantora Daniela Mercury, Waluar Alcione entre outros do elenco e anônimos que usaram do espaço para expor seus trabalhos.
O GGB distribuiu preservativos e folhetos convidando jovens para as reuniões do projeto Se Ligue que acontece na sede da entidade no Centro Histórico. A iniciativa sugere as pessoas levarem doações que são destinadas ao Instituto Conceição Macedo que atende crianças que convivem com o vírus HIV. O padre Alfredo, representando a ONg se fazia presente no local, recebendo os donativos. No uso da palavra o presidente do GGB destacou a importância da ação que estimula a utilização dos territórios urbanos com intervenções artísticas em suas linguagens que promovem a cultura LGBT na cidade. “ Isso é muito bacana e o melhor que é de graça”, conclui Cerqueira.