BISPO EDIR MACEDO AGRACIADO COM TRIÂNGULO ROSA!
Salvador, Bahia, 16 de março – 2016 . Como acontece há 25 anos, logo após o Oscar de Hollywood, o Grupo Gay da Bahia (GGB), entidade de utilidade pública municipal de Salvador, divulga o OSCAR GAY, premiando nesse ano com o Troféu Triângulo Rosa 37 personalidades, instituições e firmas que em 2015 deram maior apoio aos direitos humanos dos homossexuais, outorgando o Troféu Pau de Sebo, a16 inimigos dos LGBT (gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros).
O Troféu Triângulo Rosa relembra o distintivo utilizado pelos nazistas nos campos de concentração para identificar os prisioneiros homossexuais. Hoje o Triângulo Rosa tornou-se o símbolo internacional do orgulho gay LGBT.Destacaram-se entre os 37 amigos dos LGBT agraciados com o Triângulo Rosa o Procurador Geral da República, Rodrigo Janot; o Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus; doze empresas incluindo firmas tradicionais como Sonho de Valsas, Mate Leão, Avon, Leite de Rosas, Boticário; Galvão Bueno e Pedro Bial e os atores Bruno Gagliasso e João Vicente. 16 personalidades, firmas e instituições fora consideradas homo/transfóbicas recebendo o troféu Pau de Sebo: Igreja Presbiteriana do Brasil; Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco, SP; Restaurantes e Shopping Centers, a atriz Bibi Ferreira.
Segundo Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia o Troféu Pau de Sebo resgata uma tradição irreverente do folclore brasileiro para mostrar o ridículo de ser inimigo dos LGBT: por mais que queiram espezinhar os LGBT e destruir o movimento de libertação homo/transexual, nunca chegam a seu objetivo, caindo e se lambuzando no pau de sebo da intolerância. Mesmo que esperneiem, aumenta a cada ano o número dos gays assumidos e o apoio dos simpatizantes, além das garantias legais a favor de nossa cidadania.” Prova disso é que o número de simpatizantes homenageados (37) é sempre superior aos homofóbicos (16). Os homens prevalecem nas duas categorias: 9 homens simpatizantes para 5 mulheres e 3 homofóbicos para duas do sexo feminino.
Troféu TRIÂNGULO ROSA aos amigos dos LGBT
- Procurador Geral da República, Rodrigo Janot, pelo parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal dando ao Congresso Nacional prazo razoável para concluir a votação de projeto de criminalização da homo/transfobia; Desembargadora Joeci Machado Camargo, por refutar vereadores evangélicos de Curitiba que negavam a condição legal de casamento de LGBT em cerimônia de casamento coletivo; Ministério Público da Paraíba, através da Promotoria de Justiça de Sapé, por pedir o afastamento e exoneração de duas diretoras de Escola Estadual, por preconceito e homofobia contra estudantes lésbica e transexual.
- Bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus, por declarar que “Jesus incriminou os religiosos hipócritas, não os gays. A IURD sempre aceitou e aceita todos os homossexuais como acolhe todo ser humano do jeito que é”; INRI, que diz ser e se veste como Cristo Reencarnado, por declarar “A opção sexual do ser humano é uma questão de foro íntimo; cabe a cada um, e somente a si, decidir com quem se relaciona.”
- Ministério Público Federal de Volta Redonda, RJ, pelo empenho na apuração de casos de homofobia contra estudantes locais; 2ª Vara Federal do Ministério Público de Natal, por condenar internauta que ameaçou de morte ao deputado Jean Wylys; Conselho Nacional de Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos LGBT – CNCD/LGBT, pela portaria que garante o uso do nome social e uso de banheiros femininos por transexuais e travestis.
- Câmara Municipal e 3ª Vara Cível da Comarca de Macapá, AP, a primeira capital da Amazônia a reconhecer o direito do nome social de transexuais e travestis; Câmara Municipal de Londrina, PR, pela celebração do Dia Nacional Contra a Homofobia; 59º Festival Folclórico do Amazonas pela apresentação de cordéis e humor contra homofobia; OAB/Amazonas, pela realização do 2º Casamento Coletivo de 45 casais LGBT.
- Companhia Aérea GOL pela inclusão de casal gay na campanha do Dia das Mães; O Boticário pela inclusão de casais gays na propaganda do Dia dos Namorados; Vale Fértil do Paraná (azeitonas) pela publicidade com casal gay; Sonho de Valsa pelo vídeo com beijo lésbico; Motorola pela campanha “Escolha o Amor”; Leite de Rosas pela inclusão em publicidade de casais gays e lésbicas; Mate Leão por defender o beijo gay nas novelas; Avon, por ter convidado cantora transexual como garota-propaganda; OpusMúltipla, de Curitiba, pela campanha “Igualdade na Veia”, contra a proibição de gays doarem sangue; Master Comunicação de Curitiba pela campanha de prevenção de DST/Aids para gays; Lola Cosmetics, pela campanha publicitária protagonizada por uma mulher trans; Uber do Distrito Federal, pelo patrocínio à 18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília; Editora Metanoia, RJ, por seu engajamento na publicação de literatura LGBT de ficção e de não-ficção; Sorveteria Me Gusta Picolés Artesanais, SP, por pedir desculpas pela discriminação homofóbica de um funcionário contra um casal gay.
- Liliane Simões Maestrini, “Lili”, medalhista de bronze no Campeonato Mundial de vôlei de praia de 2013, por assumir e tornar pública sua festa de casamento com a jogadora Larissa França.
- Galvão Bueno e Pedro Bial por se deixarem fotografar dando “selinho” nos bastidores de especial da Globo; Atores Bruno Gagliasso e João Vicente pelo beijo na boca, por desconstruir o uso de saia por homens e contradizer a homofobia de seus críticos; cantor Nader por representar romance gay no clipe “Quem Disse?”
- Repórter Gabriela Moreira, em entrevista ao vivo à ESPN, por bronquear ao vivo torcedor do Palmeiras que chamou os sãopaulinos de bicha; Atriz Giovanna Antonelli, por defender personagem bissexual na novela Em Família: “preconceito não está com nada. Tem que respeitar o amor e a vontade dos outros”.
- Fernanda Lima, do programa Amor e Sexo, por sua postura gay friendly e feminista; Programa Porta dos Fundos, pelo humor politicamente correto com a comunidade LGBT; Humorista Marcius Melhem responsável pelo novo “Zorra”, da Globo, por defender que “o humor tem a obrigação de adotar posturas progressistas e tomar posições, excluindo piadas com conteúdo homofóbico. Vamos ridicularizar quem é homofóbico.”
- Prepara NEM, RJ,cursinho preparatório gratuito para o ENEM voltado a travestis e transexuais.
Troféu PAU DE SEBO aos inimigos dos LGBT
Bibi Ferreira, Pau de Sebo!
- Igreja Presbiteriana do Brasil por romper com a mesma denominação dos Estados Unidos, condenando a celebração de casamentos entre pessoas do mesmo sexo.
- Padre Cleidimar Moreira, de Goiânia, por declarar que homossexualidade é doença e defender a cura gay.
- Complexo Militar de Quitaúna, em Osasco, SP por discriminar à transexual M.L., 18 anos, que teve fotos e dados pessoais divulgados por um Cabo na internet, após passar pelo processo de alistamento militar.
- Presídios Evaristo de Moraes, Esmeraldino Bandeira, Instituto Penal Plácido Sá Carvalho e Alfredo Tranjan no Bangu 2, RJ, pelos abusos, discriminações e torturas cometidos contra travestis e transexuais.
- Universidade Estácio de Sá, campi Norte Shopping e Centro Integrado de Educação Profissional de Duque de Caxias, RJ, por não aceitar o nome social e impedir uso de sanitário feminino por travestis e transexuais no exame do ENEM.
- Diretora da Escola Estadual Monsenhor Odilon Alves Pedroza, Sapé, PB, por negar matrícula e discriminar um transexual de 15 anos e lésbica de 18anos; Colégio Anglo Leonardo da Vinci, SP, por demitir professora de filosofia que assumiu sua transexualidade.
- Atriz Bibi Ferreira por “não achar bom” a presença do casal lésbico Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg na novela Babilônia; Cantor Cesar Menotti pela crítica ao beijo de Bruno Gagliasso e João Vicente.
- 21 funcionários do Shopping Barra, Salvador, pelo abaixo-assinado tentando impedir que uma colega travesti de lanchonete do local, usasse o sanitário feminino; Shopping Center 3, SP, por impedir a transexuais ouso do banheiro feminino; Shopping Boulevard Strip Center, Porto Alegre, pelo mau atendimento à agressão física de que foi vítima o artista Rogério Nazari, 64, no sanitário do shopping; Restaurante Shogá Japanese Food, SP, por negar a um casal gay a promoção concedida a heterossexuais; Dona de restaurante na Baixada Santista por ter expulsado do recinto casal gay que trocava carícias.
- Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santo André, SP, em Sacadura Cabral na Av. Prestes Maia, por discriminar travesti recusando o médico chamá-la pelo nome social e o 4º Distrito Policial por não registrar boletim de ocorrência.
- Deputado Eros Biondini, PROS/MG, pelo projeto contra adoção de nome social por transgêneros nas escolas; Prof. José Marcos Rodrigues Vieira, da Faculdade de Direito da UFMG, por declarações homofóbicas em sala de aula.
Para mais informações 71-991289993 – 33283782