Últimas Notícias

Esse é o Portal do Grupo Gay da Bahia

Exposição Virtual Carnavalesco baiano Evandro de Castro Lima, luxo e glória.

Salvador, 23 de fevereiro de 2022. Do GGB.

 O Grupo Gay da Bahia (GGB) para comemorar 102 anos da memória do carnavalesco baiano Evandro de Castro Lima, finalidade de celebrar a sua história no momento que seria o Carnaval de Salvador de 24 de fevereiro a 1 de março de 2022.

 Evandro se estivesse vivo teria 102 em 29 de janeiro de 2022. Evandro nasceu em Salvador em 29 de janeiro de 1920 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro em 24 fevereiro de 1985. Ele era formado em advocacia, mas foi consagrado como figurinista, bailarino e carnavalesco, não só do Rio, mas do Brasil. Ele foi um homem muito bonito e de gestos finos, apesar disso ganhou fama de valentão na velha São Salvador, porque precisava se defender contra quem não gostava do seu jeito de ser e de viver.

Evandro foi mal compreendido na Salvador da época por sua orientação sexual, assim, como muitos para poder viver e ser feliz, se exilou no Rio de Janeiro.Com isso a Bahia perdia e o Rio recebia uma pessoa que mais tarde se transformaria na persona das artes e do carnaval carioca sendo referência para todo o Brasil. A sofisticação, gosto pelo luxo, a sua fama e glória conquistou os corações dos cariocas e da mídia da época. 

A exposição tem finalidade de trazer de volta a memória do carnavalesco para a sua terra, a cidade de Salvador, agora mais inclusiva e humana. Expor sua arte para a cidade e as novas gerações terem a oportunidade de conhecer a trajetória desse grade artista. 

Conhecer esse carnaval de luxo e a arte dos figurinos de Carnaval, conhecer o criador e a criatura. As criações e as glorias dos concursos dos bailes de carnaval. 

A exposição constará de fotos do Concurso de Fantasias LGBT+ do Carnaval de Salvador, categoria luxo, realizado pelo Grupo Gay da Baia na segunda-feira de Carnaval, na praça Municipal com apoio da Prefeitura do Salvador e Saltur, há mais de 20 anos consecutivos. 

Ainda como registro o Grupo Gay da Bahia (GGB), sugere ainda a Câmara Municipal a nomeação de logradouro público ou novos circuito de Carnaval com o nome do artista, assim como fez a cidade do Rio de Janeiro, dando o seu nome, ainda em vida, há uma rua no Recreio dos Bandeirantes, no bairro da Tijuca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Destaques da Semana